terça-feira, 8 de agosto de 2017

Memória Reunião de Líderes da Comunidade do Atuba – Pinhais/PR – 03/12/2016

Memória Reunião de Líderes da Comunidade do Atuba – Pinhais/PR – 03/12/2016
No dia 04/08/2017, às 18h, reuniram-se na Escola Municipal Frei Egídio Carlotto, na Rua Crescêncio Batista, nº 6151, as seguintes lideranças: Professora Vera Lúcia Moreira – Diretora da Escola; e Nilson Izaias Pegorini – Professor do Colégio Bom Jesus e membro do Lions Clube Curitiba Batel; Diana Gurgel Pegorini, representando a Comunidade do Espírito Santo; Emerson da Silva, representando o Vereador Carlinhos do Elisa.
Professor Nilson apresentou a pauta da reunião e os assuntos tratados seguiram esta ordem:
  1. Prestação de Contas da Ação Entre Amigos. Professora Vara disse que a Ação entre Amigos foi feita e vendida à Comunidade Escolar e amigos tendo como prêmios o aparelho celular doado por Nilson, uma bicicleta e os R$ 100,00 (cem reais) doados pelo Tosihiro Ida. Ficou claro à comunidade que o resultado seria para o Projeto da Escola de Futebol e para atividades extracurriculares (cinema, teatro, passeios, Coral e dança Gira Mundo). O sorteio aconteceu no dia 05/07 e o resultado final foi de R$ 3.768,00 (três mil, setecentos e sessenta e oito reais), sendo dividido o montante em duas partes. Portanto, para o Projeto da Escola de Futebol já temos R$ 1.884,00 (hum mil, oitocentos e oitenta e quatro reais). Na próxima reunião queremos tratar como buscaremos o restante para iniciarmos o projeto.
  2. Divulgação de empreendedores e serviços na Comunidade e Feira. Professora Vera Lúcia disse que teve essa ideia de divulgar os empreendedores e serviços que moradores oferecem como forma de apoiar o desenvolvimento da comunidade. Vera disse que muitas vezes precisa um determinado serviço de manutenção ou outro e tem que buscar fora porque não tem conhecimento de pessoas da própria comunidade que possam fazê-lo. A ideia seria confeccionar uma espécie de panfleto, cartaz, livrinho ou algo assim que apresente à comunidade o comércio local, os empreendedores individuais, os serviços diversos que moradores da comunidade oferecem. Professora Vera ficou de montar uma espécie de ficha de dados para colher as informações e depois montarmos o instrumento de divulgação. Surgiu também a ideia de cobrar uma taxa de cada um que fizer a divulgação, conforme capacidade e tamanho do espaço, como forma de apoiar o projeto da Escola de Futebol. Depois de termos montado o instrumento de divulgação marcaremos um dia para o lançamento da Feira, que teria o nome do projeto e logomarca que estamos definindo para o projeto. Esta feita, então, aconteceria no Ginásio de Esportes da Escola Municipal uma vez por mês, aos sábados de manhã.
  3. Nome e Logomarca do Projeto: Professora Vera apresentou 15 desenhos elaborados por crianças e professores da Escola Municipal no concurso do Nome e Logomarca do Projeto. Nilson apresentará aos profissionais do curso de Marketing da FAE Centro Universitário para eles definirem os dois melhores (nome e logomarca) e ajudarem na criação do nome e logomarca definitiva para o projeto. Este nome e logomarca estamparão todas as peças que forem produzidas pelo projeto e também o nome da Feira e outras iniciativas que surgirem depois.
  4. Audiência Pública. Nilson sugeriu uma Audiência Pública com a presença da Prefeita do Município, de alguns Secretários Municipais e da Câmara de Vereadores com o objetivo de discutir o enfrentamento dos problemas que foram detectados no mutirão de limpeza e plantio de árvores, bem como quando fizemos o levantamento inicial para lançarmos o projeto de desenvolvimento comunitário. Emerson e o Vereador Carlinhos ficaram encarregados de agendar com a Prefeita Marli quando será a Audiência Pública. Nilson ficou de montar uma apresentação dos problemas que foram apontados e detectados no mutirão.
  5. Avaliação do Mutirão de Limpeza e Plantio de Árvores. A avaliação foi que tudo transcorreu da melhor forma, tudo muito organizado e em clima de muita participação. Professora Vera comentou que ficou sabendo que a Secretaria do Meio Ambiente relatou o sucesso do mutirão no Seminário sobre Meio Ambiente do qual participaram e que a repercussão foi excelente. Além do resultado da coleta de lixo e do plantio de árvores, o maior resultado foi o despertar das consciências e a coleta dos problemas percebidos pelos participantes do mutirão, os quais serão levados ao debate na Audiência Pública. O prêmio aos que mais arrecadaram foi o Passeio no Clube Santa Mônica para um grupo de 40 pessoas. Professora Vera ficou de ver sobre o transporte e Diana verá com o Clube Santa Mônica o melhor dia e horário.
  6. Reuniões do Colegiado. Ficou definido que as próximas reunião acontecerão de preferência na primeira sexta-feira de cada mês, às 18h, na Escola Municipal Frei Egídio. Quando esse dia for feriado, buscar-se-á outro dia anterior ou posterior. As reuniões de Comissões poderão ser feitas na própria Escola ou onde os integrantes daquela Comissão definir. Assim, as próximas reuniões do Colegiado acontecerão nos dias 01/09, 06/10, 03/11 e 01/12, sempre às 18h, na Escola Municipal Frei Egídio Carloto.
Eu, Nilson Izaias Pegorini, elaborei a presente memória que será encaminhada a todos os participantes com cópia da lista de presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário