segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Memória Reunião de Líderes da Comunidade do Atuba – Pinhais/PR – 16/02/2018


Memória Reunião de Líderes da Comunidade do Atuba – Pinhais/PR – 16/02/2018
No dia 16/02/2018, às 18h, reuniram-se na Escola Municipal Frei Egídio Carlotto, na Rua Crescêncio Batista, nº 6151, as seguintes lideranças: Professora Vera Lúcia Moreira – Diretora da Escola Frei Egídio Carlotto; Nilson Izaias Pegorini – Professor do Colégio Bom Jesus e membro do Lions Clube Curitiba Batel; Professora Diana Gurgel Pegorini, da Comunidade Católica Espírito Santo e o Instituto Federal do Paraná; Professora Mariana, do CMEI Vó Charlote e da Escola Frei Egídio; Professora Eliane, do CMEI Vó Charlote e Prof. Gil Brasil, do Projeto Atleta Bom de Nota.
Inicialmente Prof. Nilson acolheu os presentes e fez uma memória das ações realizadas pelo ECOMUN no ano 2017 e a partir da memória da reunião do dia 08/12/2017 expôs a programação para 2018 que havia sido pensada naquela reunião. Os assuntos foram tratados nesta ordem:
1.     Escola de Futebol do CAP. Nilson lembrou que ainda não temos o recurso suficiente para aquisição do kit de uniformes, previsto em R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Lembrou também que ainda não foi possível apanhar no CAP, com Prof. Roberto Bonet, as três camisas autografadas pelos jogadores do CAP, as quais poderão ajudar na captação de recursos, através de rifa ou bingo. Gil Brasil contou que desativou a unidade de Futebol que mantinha em Pinhais e que detém 29 conjuntos de uniforme praticamente novos, uma vez que só os utiliza em jogos de campeonatos. Gil, então, propôs adquirir os restantes para formação do kit de 50 unidades e adquirir o kit para o técnico. Neste caso o ECOMUN teria a despesa do kit do técnico, que é R$ 2.650,00 (dois mil, seiscentos e cinquenta reais). Gil propôs, então, que o projeto da Escola de Futebol do CAP, com sede na Escola Municipal Frei Egídio Carlotto, seja mantido pelo ECOMUN e pela ONG Atleta Bom de Nota. O contrato com o CAP seria feito pela ONG Atleta Bom de Nota, com apoio da Associação de Pais e Mestres e do ECOMUN. A ONG Atleta Bom de Nota entraria com os uniformes que já detém, mais aqueles necessários para completar o número de 50 unidades, mais a serigrafia do ECOMUN nas camisas e mais a placa a ser colocada em frente a Escola com identificação do Projeto, além de todo o acompanhamento técnico e pedagógico ao projeto da Escola de Futebol do CAP. Gil fez um relato das ações realizadas pela ONG Atleta Bom de Nota e manifestou seu entusiasmo pela continuidade do projeto na Escola Municipal Frei Egídio Carlotto. Prof. Nilson fez questão de destacar que o Projeto ECOMUN não tem pretensão de ser entidade jurídica; que quer, acima de tudo ou tão somente, aglutinar e articular entidades e lideranças que estejam dispostas a trabalhar em favor do desenvolvimento da Comunidade do Atuba. Lembrou que o ECOMUN não tem dono, tem parceiros, e que a Escola de Futebol do CAP é um de seus projetos e terá com grande satisfação a parceira da ONG Atleta Bom de Nota, sob a liderança do Professor Gil Brasil. Todos concordaram com esta proposta e ficou definido que o lançamento do projeto será no dia 08/04/2018, pela manhã, na Escola Municipal Frei Egídio Carlotto, em grande solenidade, com campeonato e festa. Professora Vera e Prof. Gil ficaram de apresentar na próxima reunião do dia 02/03 proposta detalhada do evento, ao que todos concordaram.
2.     Feira do Empreendedor. Nilson lembrou a finalidade dessa ação e dos entendimentos anteriores. Lembrou que o propósito é lançar esta ação no dia 05/05, em comemoração ao Dia do Trabalhador. Lembrou ainda que haverá capacitação aos empreendedores. Gil lembrou que a Prefeitura de Pinhais tem belo projeto neste âmbito de empreendedorismo e convidará o pessoal a participar na reunião do dia 02/03. Na mesma reunião convidaremos também o Fernando Misato, que já havia se prontificado a colaborar na capacitação de comunicação com os empreendedores.
3.     CONSEG - Conselho de Segurança Local. Foi lembrado que no levantamento de problemas e necessidades da comunidade, um dos principais problemas apontados foi o da segurança e que numa das reuniões do ano passado foi pensado na constituição deste CONSEG. Tosihiro e Nilson conversaram com o Joel Lobo, do Lions Portão, que se dispôs a explicar o que é e o que se fará necessário para o estabelecimento do CONSEG. Nilson ficou de convidar o Joel Lobo para a reunião do dia 02/03 para explicar aos possíveis candidatos a compor o CONSEG o que isso implicará. Foram apontadas várias pessoas da comunidade a serem convidados para essa reunião, dentre os quais Juçara, João Taborda, Neri, pai do Kauan, Alexandre, Sebastião, Dirceu, Roger e outros que as Professoras Vera, Mariana e Eliane convidarão.
4.     Projeto na área de Música ou Dança. Professora Vera disse que já teve aulas de violão com voluntário na Escola Frei Egídio e Eliane ficou de ver com dois rapazes da comunidade a possibilidade de colaborar como voluntários, mas não prosperou a ideia. Foi lembrado da UNIBRASIL, que poderia, eventualmente, dispor de alunos para essa tarefa na área da música ou da dança, uma vez que mantém o Curso de Educação Física. Nilson ficou de conversar com a Professa Wanda e ver a possibilidade de marcar uma reunião com ela na Escola Municipal Frei Egídio para tratar deste assunto em específico, mas de outros também, em especial da ajuda para crianças com dificuldade de aprendizagem e outros. Nilson lembrou do Projeto Comunitário da PUC e relatou a experiência da parceria feita nas comunidades da Vila Zumbi e Vila Liberdade. Nilson ficou de ver com a coordenação do Projeto Comunitário a possibilidade de firmar convênio com o ECOMUN. Diana ficou de ver com a Dra. Oriane - Psicóloga, do Alphaville, a possibilidade de atendimento de alunos na Escola Municipal Frei Egídio. Diana também se dispôs a cumprir o estágio do Curso de Psicopedagogia, que está cursando, na Escola Frei Egídio. Nilson também ficou de conversar com a Professora Jucemara, do Bom Jesus, quem ela pode conseguir para ajudar nesta tarefa de atendimento de alunos. Nilson ficou também de conversar com a Professora Cristiane Arns a respeito.
Eu, Nilson Izaias Pegorini, elaborei a presente memória que será encaminhada a todos os participantes com cópia da lista de presença.